O Estado e a Tecnologia: Uma Nova Forma de Ensinar e Aprender
Ao pensar no Estado moderno, três elementos são fundamentais: povo , território e poder soberano . Mas também podemos vê-lo como uma grande organização — uma unidade coletiva que age e decide de forma ordenada. Assim como qualquer organização, o Estado conta com regras e sistemas que orientam o comportamento das pessoas e garantem que tudo funcione da melhor maneira possível.
Hoje em dia, governos em todo o mundo usam cada vez mais tecnologia digital para criar leis, tomar decisões e gerenciar os mais diversos processos. No Brasil, por exemplo, toda a legislação federal está disponível no Portal da Legislação, e é possível acompanhar de perto o processo de criação das leis pelo site da Câmara dos Deputados e do Senado Federal. O mesmo acontece nos governos estaduais e municipais.
O curso de Ciências do Estado tem um foco especial na interseção entre direito , política e gestão pública . Ele prepara os alunos para atuarem em diferentes níveis da administração pública e também na interface entre o setor público e o privado. O objetivo é formar profissionais capazes de compreender e contribuir para as mudanças que moldam políticas públicas e a sociedade como um todo.
Além do conhecimento técnico e das bases históricas e culturais, valorizamos habilidades como:
- Pensamento criativo e soluções inovadoras;
- Domínio de tecnologias de informação e comunicação;
- Capacidade de trabalhar em equipes multidisciplinares;
- Uso de dados para avaliar e melhorar políticas públicas.
Sabemos que o ritmo da tecnologia é rápido, e por isso nosso curso também busca se atualizar constantemente. Afinal, o futuro do Estado depende de profissionais que entendam tanto de política e direito quanto de sistemas digitais e análise de dados.
Na nossa universidade, contamos com cursos estratégicos como Sistemas de Informação, Ciências de Dados e Direito , que juntos ajudam a formar um profissional completo — alguém capaz de pensar e operar o Estado contemporâneo de forma eficiente, ética e conectada ao futuro. O Estado define suas ações por meio de decisões políticas, que hoje são concretizadas com o apoio de tecnologias digitais. Para avaliar se essas ações estão funcionando, usamos dados. E por trás de tudo isso, está o Direito, garantindo que tudo aconteça dentro da ordem jurídica.
Como colocamos o projeto em prática
Nosso projeto é baseado na integração entre diferentes áreas do conhecimento — como Direito, Ciências do Estado, Tecnologia da Informação e Ciência de Dados. A ideia é que alunos e professores de várias formações trabalhem juntos, criando um espaço de aprendizado transdisciplinar, onde todos compartilham conhecimentos e aprendem uns com os outros.
Formamos equipes interdisciplinares
Reunimos estudantes e docentes de cursos como Direito, Ciências do Estado, Sistemas de Informação e Ciências de Dados para formar grupos de trabalho. Essas equipes desenvolvem vocabulário e trabalhos em comum para melhor compreender como as tecnologias podem ajudar no funcionamento do Estado e na gestão pública.
Mapeamos e testamos sistemas digitais
- Sistemas de tramitação de leis (como o SAPL);
- Sistemas de documentos legislativos;
- Bancos de dados públicos;
- Ferramentas de automação de textos legais;
- Plataformas de votação eletrônica;
- E muitas outras.
Esses sistemas são instalados nos servidores da Faculdade de Direito da UFMG, que conta com infraestrutura moderna e adequada para esse tipo de atividade.
Oferecemos treinamento e simulações práticas
Com os sistemas instalados, criamos atividades de capacitação e simulações práticas , nas quais os alunos podem aplicar conceitos teóricos de Direito e Política em ambientes reais de tecnologia. Isso significa aprender fazendo.
Por exemplo, usando o SAPL (Sistema de Apoio ao Processo Legislativo), os alunos vivenciam como funciona a tramitação de projetos de lei, a redação de pareceres, a elaboração de emendas, além de compreender questões jurídicas como controle de constitucionalidade e competência legislativa.
Produzimos materiais didáticos e recursos de apoio
Ao longo do projeto, produzimos cursos, vídeos, manuais e guias sobre essas ferramentas. Esses materiais poderão ser usados pelos próprios alunos e também disponibilizados para o público externo, contribuindo para a educação continuada de profissionais e cidadãos interessados.
Ampliamos o impacto para fora da universidade
As atividades não ficam só dentro da universidade: compartilhamos essa experiência com outros acadêmicos e profissionais que atuam diretamente com tecnologias no setor público. É uma oportunidade de troca de conhecimento e fortalecimento da educação digital no Brasil.
Incentivamos inovação e pesquisa e desenvolvimento tecnológico.
Além de ensino e prática, o projeto também abre espaço para pesquisa e desenvolvimento tecnológico . Com base nas experiências obtidas, exploramos novas possibilidades, tais como:
- Geração automática de textos jurídicos;
- Sumarização e tradução de documentos legais;
- Respostas automáticas a perguntas técnicas;
- Melhoria na linguagem das leis para torná-las mais acessíveis;
- Desenvolvimento de interfaces intuitivas e visualizações de dados legislativos.
Tudo isso vira tema de monografias, dissertações, laboratórios experimentais e até mesmo novos produtos tecnológicos.
O resultado final?
Um projeto que une teoria e prática , promove o diálogo entre áreas , prepara os futuros profissionais para a realidade digital do Estado e incentiva a inovação tecnológica com foco no bem público.
É uma iniciativa única que tem por objetivo transformar o ensino superior, integrar saberes e construir soluções para o Brasil do futuro.
Objetivo Geral
Nosso objetivo é integrar conhecimentos de diferentes áreas para formar profissionais preparados para atuar no Estado contemporâneo. Queremos aproximar as Ciências Humanas (como Ciências do Estado e Direito) das Ciências da Informação e Computação (como Sistemas de Informação e Ciências de Dados), criando uma formação transdisciplinar — ou seja, que vá além das fronteiras de cada disciplina.
Com isso, buscamos contribuir para o desenvolvimento tecnológico do país , ao mesmo tempo que fortalecemos a cidadania e respeitamos os princípios do Estado Democrático de Direito .
Para os estudantes dos cursos das Humanidades, oferecemos uma atualização tecnológica, capacitando-os para lidarem com os desafios da chamada “Era Cibernética” . Já para os alunos das áreas de tecnologia, proporcionamos contato com aplicações práticas ainda pouco exploradas, promovendo um intercâmbio entre esses saberes e ampliando sua visão crítica e social. Queremos formar profissionais que entendam tanto de política, direito e sociedade quanto de tecnologia, dados e sistemas digitais.
Objetivos Específicos
Integração entre ensino e prática
Oferecer aos alunos do curso de Ciências do Estado uma série variada de atividades de extensão, alinhadas com disciplinas obrigatórias e optativas. Assim, eles poderão aplicar na prática o que aprendem em sala de aula.
Organização dos sistemas digitais do Estado
Mapear e catalogar os principais sistemas usados no setor público, como registros normativos e coleta de dados públicos. Focamos em tecnologias abertas e livres, como sistemas de gestão parlamentar, bases de dados e ferramentas de análise e visualização de informações.
Tecnologia a serviço da modernização pública
Identificar como essas tecnologias estão sendo adotadas pelos governos, especialmente nos municípios mineiros, ajudando a entender onde e como podemos avançar na transformação digital do Estado.
Capacitação em tecnologia
Organizar cursos de formação para servidores, gestores e cidadãos interessados em aprender a usar os sistemas digitais relacionados à legislação e à gestão pública.
Criação de conteúdos didáticos
Produzir materiais instrutivos para diferentes públicos: usuários administrativos, cidadãos comuns e desenvolvedores de plataformas.
Inovação e melhoria de sistemas
Estudar formas de melhorar os sistemas já existentes e criar novas ferramentas, utilizando tanto tecnologias consagradas quanto soluções inovadoras, como inteligência artificial, processamento de linguagem natural e análise avançada de dados.
